Escolas em rede - Pueri Bilingue - Candanguinho

Nossa Metodologia de Ensino

Nossa Metodologia de Ensino

Aprender em inglês

Educação bilíngue

Quando o investimento educacional se expande para a formação bilíngue, amplia-se exponencialmente essa janela de oportunidades que se abre para...
o crescimento intelectual. A aquisição de um segundo idioma já é importantíssima como um fim. Mas quando é um meio torna-se muito, muito mais poderosa do que se imagina.

O Pueri Bilíngue estimula o raciocínio em uma segunda língua, e não somente ensina uma nova língua. Desenvolve saberes, que passam pelo raciocínio lógico, pelo conhecimento científico, pelas linguagens e pelas artes tanto através do raciocínio em português quanto em inglês. E é esta a principal vantagem em relação ao ensino tradicional de um novo idioma: no fundo, a educação bilíngue redimensiona todo o processo de aprendizagem.

Formação integral

Autoconhecimento e
amadurecimento pessoal

Em educação, manter-se atualizado pressupõe autocrítica e disponibilidade para mudanças. É preciso ampliar o olhar. Reorganizar os tempos e espaços a todo...
momento, despertando motivação, resiliência e inteligência socioemocional no aluno. As atualizações em nosso currículo visam a ampliar o desenvolvimento do aluno em todos os aspectos. O resultado são os frutos que ele colherá no futuro, formando um diferencial desejável à sua evolução como pessoa, sua inserção e manutenção no mercado profissional contemporâneo, que traz desafios muito diferentes daqueles que a escola tradicional se habituou a enfrentar. Desenhar um currículo atual necessariamente pressupõe o compromisso de desenvolver não somente as tradicionais competências cognitivas.

Indiscutivelmente importantes, no século XXI, elas só têm real valor quando se harmonizam com valores éticos e habilidades socioemocionais. Presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e agendadas para o PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) de 2021, as habilidades socioemocionais, sempre presentes na educação do Candanguinho, ganham ainda maior cuidado e sistematização neste novo currículo. E se consolidam em um programa que o percorre vertical e transversalmente, da Educação Infantil ao Ensino Médio: o COACHING. Promover autoconhecimento e amadurecimento pessoal do aluno, estimulá-lo e orientá-lo à iniciativa e à criatividade, incentivá-lo a assumir atitudes de liderança e de formação cidadã são alguns dos objetivos que se atingirão, através dos dois idiomas que passam a integrar nosso novo currículo.

Um novo aluno,
uma nova necessidade

Metodologias ativas

Para um projeto de educação eficiente, é essencial observar as mudanças em curso no perfil do aluno. Afinal, as transformações no mundo também refletem...
profundamente no comportamento individual de crianças e adolescentes. No mundo do instantâneo, é o momento presente que predomina. Até o foco de atenção têm novos limites e não supera alguns poucos minutos. Os discursos encurtaram para se acomodar aos parâmetros da comunicação virtual. Ao mesmo tempo, o acesso aos conteúdos informativos é praticamente ilimitado. É um paradigma com o qual a educação atual também precisa lidar.

O ensino verticalizado e profundamente hierarquizado, como aconteceu no passado, tende a não funcionar mais. O uso de metodologias que trazem o estudante para a ação, as chamadas metodologias ativas, passa a ser item obrigatório quando se pretende atingir e engajar os alunos do século XXI. Além disso, investimos na aquisição de autonomia do aluno e na sua capacidade de produzir pensamento crítico, de forma responsável e criativa. E com um foco muito direcionado em levá-lo a aprender a aprender. Desde as primeiras vivências do ensino infantil até a sua completa formação para a vida, na conclusão do Ensino Médio, a educação básica é o tempo de ajudar esse jovem a compreender e gerir seus processos de aprendizagem. E poder acionar esse repertório ao longo de toda a longa e produtiva vida que ele terá para muito além desses anos de escolaridade.

Coding

Fluência Digital

A onipresença da tecnologia já mudou muito a maneira como nos relacionamos com o mundo e segue transformando, continuamente, as nossas vidas...
Naturalmente, deve tornar-se também um dos pilares fundamentais da educação contemporânea. Por isso, ao longo de todo o Ensino Fundamental, os alunos passarão a ter aulas de CODING. Ao incluir o CODING em nosso currículo, buscamos levar o aluno a adquirir “fluência digital” (a capacidade de usar a tecnologia como linguagem, tendo pleno domínio da manipulação desse recurso) e a fomentar a utilização das novas tecnologias digitais como meio de ampliar a sua aprendizagem e o seu repertório de conhecimento. E fizemos essa inserção repletos de segundas intenções: um aluno que cria os códigos de programação impacta seu desenvolvimento de muitas maneiras e de forma ampla: desde o raciocínio lógico-matemático, até a potencialização de outras competências essenciais, como o trabalho colaborativo, a expansão da autonomia, o senso crítico e o espírito empreendedor.

São todas características altamente valorizadas no mercado de trabalho atual, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, independentemente do campo profissional escolhido. Só quem sabe se preparar para ele tem domínio sobre o futuro.

Mão na massa

Espaço Maker

Mais um pressuposto importante que compõe nosso currículo é a educação compreendida de forma integral, ou seja, é aquela capaz de impactar o aluno...
em todas as dimensões e lhe assegurar um desenvolvimento global. Uma escola que assim se define sabe que todos os seus ambientes são relevantes e se entende inteira como um grande ecossistema de aprendizagem. Feita, sim, de salas de aula, mas feita também de espaços menos tradicionais que se empregam a serviço da aprendizagem, como o Espaço Maker, por exemplo.

Um ambiente equipado com bancadas, ferramentas, impressora 3D e recursos de planejamento de projetos, esse espaço vai se moldando e se enriquecendo ao longo das demandas sinalizadas por alunos e professores, uma vez que, nele, a criatividade não pode ter limites. Por trás dele, uma ampla e sólida gama de intencionalidades pedagógicas: levar as crianças e jovens a trabalharem com a resolução de problemas de forma colaborativa, a desenvolverem a criatividade, o pensamento crítico, as práticas argumentativas, a resiliência, a capacidade de trabalhar em equipe. Enfim, um pouco de tudo aquilo que não pode mais faltar à educação contemporânea.

Toda hora é hora de pensar
no futuro do seu filho.

Venha conhecer o Pueri Bilíngue Candanguinho.
Preencha o formulário e entraremos em contato.

Agendar Visita